Ideias para um dia inesquecível

7 dicas para celebrar um evento no verão

Diz-que que o melhor remédio para a tristeza é o sol, que uma vida sem amor é como um ano sem verão, que praia é sinónimo de felicidade e… precisa de mais motivos para organizar o seu evento no verão? Não! Claro que esta é a melhor altura para reunir familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo clientes da sua empresa. Ainda assim, o sol não é tudo quanto precisa para organizar uma festa ao ar livre. Acompanhe-nos e fique a par de algumas dicas de ouro para um evento no verão… inesquecível!

Um evento no verão pode ser uma experiência única se optar por o festejar ao ar livre, aproveitando o bom tempo, o calor, o chilrear dos passarinhos e o som das ondas do mar a quebrar na areia. Porém, a organização de eventos ao ar livre é ligeiramente diferente daquela que se usa para planear festas em locais fechados. E como os seus convidados não vão querer ficar fechados numa sala quando o sol brilha lá fora, o nosso conselho vai para a leitura destas dicas para celebrar um evento no verão!

Aproveite o espaço ao ar livre

Vai casar no verão? Batizar o seu filho no verão? Festejar o seu aniversário no verão? Comemorar um evento empresarial no verão? Seja qual for o mote da festa, temos uma excelente notícia: os eventos no verão podem aproveitar espaços ao ar livre e por isso serem mais práticos e divertidos. Aqui a dica é procurar por um local agradável com capacidade para o seu grupo de convidados, e dar asas à imaginação para aproveitar o espaço e organizar as mesas, assentos, palco, etc, pois um espaço a céu aberto é uma espécie de tela em branco a aguardar pinceladas de cor. 

Assim, no verão, o areal frente ao mar é uma excelente escolha para organizar um evento (incluindo um casamento na praia) e o campo, por seu turno, a opção perfeita para um piquenique de uma empresa. Já um parque e um jardim público podem perfeitamente responder aos seus objetivos quando o que procura é um espaço para festas de aniversário ao ar livre. Claro que há outras opções: de herdades a quintas, passando por restaurantes com pátios exteriores. O que importa é sair de ambientes fechados!

Espaço infantil

Também os pequenotes se vão divertir mais em ambientes exteriores. Por isso, os eventos no verão são indicados para grupos com muitas crianças que vão querer correr de um lado para o outro o tempo todo! Além disso, se o orçamento do seu casamento, festa de aniversário ou evento empresarial o permitir, pode alugar insufláveis ou um grupo de animação para entreter os miúdos com jogos tradicionais, shows de magia, danças coreografadas, etc. 

Se precisa de ajuda para escolher o melhor espaço para um evento no verão, consulte a Eventos & Sabores.

Inove na escolha da temática da festa

Se já escolheu o seu espaço ao ar livre, é hora de pensar na temática da festa e levar em linha de conta que os eventos no verão pedem temas mais informais e divertidos. É o caso das festas na piscina com várias boias divertidas e uma música animada, mas também das festas havaianas com todos os convidados a usarem colares floridos, da festa branca com todos os convidados a vestirem de branco e da sempre bem-sucedida festa bohemian – aquela festa ao ar livre muito na moda, em que se usa e abusa de um estilo livre com muitas cores, almofadas espalhadas pelo chão, garrafas a fazer de vasos com flores, velas, etc. E os eventos no verão podem aproveitar também o tradicional piquenique com a comida e bebida servida em cima de toalhas de mesa espalhadas no chão.

Decore com prazer

Por vezes os espaços ao ar livre, devido às suas dimensões, são mais difíceis de decorar ou pelo menos exigem uma grande equipa para colocar elementos decorativos de uma ponta à outra, por isso a sugestão é aproveitar a paisagem do espaço onde vai decorrer o seu evento. Pode simplificar o processo ao máximo e colher flores que estejam a crescer nas proximidades para fazer arranjos de mesa ou colocar porta-velas nos ramos das árvores… ou procurar por um barco velho, remodelá-lo e usá-lo como elemento decorativo central na sua festa na praia! Independentemente dos objetos que vai usar, a dica é apostar nas cores e em tecidos leves, com estampados floridos ou mesmo transparentes.

Dê música aos seus convidados

Independentemente da estação do ano em que vai decorrer o seu evento, animação é o que não pode faltar… a não ser que se queira arriscar a ver um convidado entediado, sentado a um canto. Logo, verifique qual o tipo de música mais adequada para agitar a malta: de um DJ e um grupo de música ao vivo mais convencional, passando por outros géneros como música brasileira, música eletrónica, jazz, etc.

Não deixe ninguém às escuras

Mesmo que seja um evento no verão, se se prolongar noite fora vai precisar de iluminação para o espaço exterior. A sugestão é procurar por velas, lampiões, fitas de LED ou LED flutuante (para piscinas), lâmpadas de arraial, etc.

Opte por um menu leve e saboroso

Hum… já estava a pensar que nos tínhamos esquecido da comida e da bebida? Nada disso! Nenhum evento sobrevive sem um bom serviço de catering e por isso escolha com antecedência o menu que vai oferecer aos seus convidados e que, na nossa opinião, independentemente de ser uma festa de casamento ou festa de aniversário, deve ser leve e saboroso. Eventos no verão pedem buffets com sumos naturais e cocktails refrescantes para manter os convidados hidratados, frutas, peixes, mariscos, bacalhau, polvo, gaspacho, filet mignon, sushi e gelados artesanais, entre outras sugestões frescas, mas requintadas!

A Eventos & Sabores disponibiliza um serviço de catering de excelência com diversas opções de ementas para eventos em qualquer estação do ano. Conheça-nos!

Tenha um Plano B

Não queremos ser desmancha-prazeres, mas… e se chove? Se há coisa que não consegue controlar na organização de um evento é o tempo. É claro que é relativamente seguro celebrar um evento no verão, ao ar livre, mas nada lhe garante que nesse dia não chova. Por isso tem de ter um Plano B para que não seja obrigado a cancelar a festa. Não é assim tão complicado, pode verificar se há algum estabelecimento ou restaurante que sirva uma refeição aos seus convidados caso chova ou faça muito vento e não possa fazer um piquenique na praia ou no parque… ou pode alugar uma tenda para montar em caso de necessidade, por exemplo.

Outra forma de assegurar um Plano B ou Plano C ou Plano D… é colocar a sua festa nas mãos de uma empresa experiente na organização de eventos. A Eventos & Sabotes trata de tudo por si, do princípio ao fim.

Faça já a sua reserva