Ideias para um dia inesquecível

Como organizar um casamento de sonho?

Não lhe vamos falar de véus e grinaldas, vestidos de noiva com armação, coches puxados por cavalos brancos e um lindo príncipe à espera no altar. Porque organizar um casamento não é um conto de fadas. Nem um casamento de sonho tem de ser necessariamente tradicional e intimista. Há quem prefira uma festa informal e até mesmo excêntrica. Pois seja que tipo de festa de casamento, for o importante é seguir algumas dicas para ter o seu casamento de sonho, si?

Sonhar com o dia do casamento desde criança é diferente de organizar um casamento de sonho. Agora que disse o “sim” há muitas tarefas que se impõem e sobrepõem num cronograma para planear a boda do início ao fim. E é importante que as cumpra criteriosamente – ou que contratem uma empresa de organização de casamentos para faze-lo por si – se quer suspirar de alegria, chorar de emoção e rir com tanta felicidade naquele que será um dos dias mais importantes da sua vida. Não perca mais tempo, e comece  aler este artigo porque quanto mais cedo começar, melhor.Sonhar com o dia do casamento desde criança é diferente de organizar um casamento de sonho. Agora que disse o “sim” há muitas tarefas que se impõem e sobrepõem num cronograma para planear a boda do início ao fim. E é importante que as cumpra criteriosamente – ou que contratem uma empresa de organização de casamentos para faze-lo por si – se quer suspirar de alegria, chorar de emoção e rir com tanta felicidade naquele que será um dos dias mais importantes da sua vida. Não perca mais tempo, e comece a ler este artigo porque quanto mais cedo começar, melhor.

Organizar um casamento | Orçamento

É difícil começar a organizar um casamento de sonho sem definir um orçamento, não é verdade? Por isso, a primeira etapa na organização de um casamento é definir a verba disponível para o evento. Em Portugal pode-se gastar em média 20.000€ num casamento, mas isso não significa que com um orçamento para casamento mais baixo não consiga um Dia C perfeito. O que importa é respeitar a quantia disponível e procurar – entre tanta oferta no mercado – os serviços que mais se ajustam aos seus desejos e necessidades, até porque já existem excelentes soluções para todos os tipos de budget.

Organização de um casamento | Lista de convidados

A lista de convidados também é das primeiras coisas a fazer na organização de um casamento, porque a grande fatia dos custos da sua festa de casamento tem a ver com o número de pessoas (nomeadamente o serviço de catering) e porque o espaço do copo-de-água também depende do grupo que pretende levar. Percebemos que nem sempre é fácil elaborar uma lista de convidados de casamento, mas o importante é que nesta fase inicial chegue a um número redondo para poder passar a outros itens. E mais tarde, sim, retirará ou acrescentará a essa lista de convidados algumas pessoas, sem que isso mexa com a organização de um casamento de sonho.

Planear um casamento | Convites

E por falar em lista de convidados, como é que esses afortunados vão ser informados de que foram convidados para o seu casamento? Através dos convites de casamento que lhes vai enviar, claro! Por isso convém pensar com alguma antecedência no tipo de convite que quer usar. Com antecedência, calma e bom senso, porque os convites são a carta de apresentação do seu casamento e antecipam o tema do grande dia.

Pense no estilo de festa que pretende fazer, na sua personalidade e na maneira de ser da sua cara-metade e veja se é melhor optar por um convite de casamento mais original (tipo puzzle, com chocolate ou em 3D), por um convite mais simples e direto (em tons cinza ou bege com as informações indispensáveis), convite rústico (em madeira, serrapilheira, papel reciclado…) ou qualquer outro tipo de convite que tenha na ideia! O que importa é que o resultado satisfaça completamente. Afinal está ou não está a organizar um casamento de sonho.

Organizar um casamento | Tipo de copo-de-água

Como é? Gostava de um casamento romântico e tradicional ou de uma festa mais minimalista e descontraída? Prefere um espaço clássico fechado ou um banquete num cenário rústico e bucólico? Uma quinta com piscina ou uma herdade inóspita com muitos recantos? Um casamento na praia ou uma pequena festa em sua casa? É necessário escolher o tipo de casamento, ou seja, o estilo de festa de casamento que mais combina consigo e com o seu amor, sim? Porém, o local e espaço da festa de casamento são das escolhas mais difíceis. Primeiro porque o espaço da festa de casamento precisa de estar alinhado com o estilo do casal e até combinar com os principais convidados, segundo porque também tem de estar ajustado ao budget disponível. E não é tudo! Além do gosto pessoal dos noivos, verba e número de convidados, há outro fator a levar em linha de conta: a cerimónia de casamento decorrer (ou não) no local do copo-de-água. Se está a organizar um casamento pela igreja, por exemplo, é conveniente que o espaço para o banquete não seja muito distante. 

A nossa empresa de organização de casamentos oferece diversas opções de festa de casamento em locais deslumbrantes. Contacte-nos!

Preparar um casamento | Decoração

No que toca à decoração do casamento, escolha um tema que combine com o seu perfil, com o perfil do seu futuro cônjuge e com o tipo de celebração e local onde o evento vai decorrer. E seja-lhe fiel: não use tons terra nos convites e tons azuis nos elementos de decoração do casamento porque a decoração é o ponto em comum entre todos os itens, do vestido de noiva ao buffet!

Um dos estilos de decoração mais usados em casamentos é o clássico. E com ele não tem como errar porque só vai usar elementos discretos e cores suaves combinadas com o brilho das porcelanas e das velas. Outro estilo muito em voga é o campestre, ideal para casamentos rústicos. Depois há o estilo vintage muito interessante para casais que gostam de objetos retro e gostavam de fazer da sua festa de casamento uma espécie de filme dos anos 40. Também existem vários casamentos que são completamente personalizados de acordo com o tema definido pelo casal onde a imaginação é o limite: de temas relacionados com contos de fadas a filmes de terror!

Por outro lado, o tipo de espaço que escolher também pode condicionar o tema. Espaços fechados combinam melhor com decorações de casamento clássicas e sofisticadas e espaços abertos com elementos de decoração mais naturais e rústicos. No que toca a cores, casamentos clássicos usam normalmente branco e tons bege com alguma tonalidade diferente para dar cor, e casamentos modernos usam branco, preto e tons metalizados como o dourado e prateado, entre muitas outras opções!

Organização de um casamento | Menu

Depois do momento emocionante em que diz “sim” frente ao seu amor e aos seus familiares e amigos, acredite que os convidados já só vão ter olhos para o ponto central da festa de casamento: o banquete!  E não há mal algum em se celebrar a união de duas pessoas a comer e a beber, a questão é escolher a melhor empresa de catering para oferecer aos comensais um menu de comer… e chorar por mais! As opções são muitas e primam pela criatividade gastronómica pelo que o ideal aqui é decidir, em primeiro lugar, que tipo de comida gostava de oferecer aos seus convidados: comida tradicional portuguesa ou um buffet com vários tipos de comida com mais do que uma influência mundial? Comida vegetariana, gourmet, italiana, japonesa? Decida-se tendo em conta o estilo de cerimónia (não vai servir finger foods num casamento num convento centenário, mas pode fazê-lo num casamento na praia, por exemplo). É fundamental que o menu de casamento e a forma como será servido sejam compatíveis com o perfil dos noivos e convidados, para que se sintam à vontade. E depois aproveite e faça algumas provas de degustação para decidir o cardápio do grande dia!

Na Eventos & Sabores tem à disposição um serviço de catering com vários tipos de menus para casamentos assentes em iguarias da cozinha regional portuguesa que vão deixar os seus convidados com água na boca. E independentemente da ementa de casamento que escolher, contratar a nossa empresa é investir numa festa de casamento única. Das entradas ao buffet de doces, passando pelos pratos principais de peixe e carne e terminando num bar aberto, se assim o desejar, temos tudo o que precisa para um copo-de-água diversificado, saboroso e de qualidade superior. Clique aqui e conheça as nossas ementas para casamentos!

Planear um casamento | Processo burocrático

E agora está na altura de encetar o processo burocrático, pois quer o casamento civil, quer o casamento religioso exigem a entrega de alguma papelada. O casamento no civil em Portugal é mais rápido de tratar, mas ainda assim precisa de dar início ao processo (em qualquer Conservatória do Registo Civil ou pela Internet através do Registo Civil Online) cerca de seis meses antes e decidir se quer celebrar o casamento nas instalações da conservatória ou noutro local (nomeadamente no espaço que reservou para festa). Tratando-se de um casamento pela igreja, como também tem efeitos civis, o processo é o mesmo, mas dispensa a assinatura do contrato de casamento perante o conservador, pelo que só assina no dia da cerimónia. De resto, no casamento religioso terá de definir o local da cerimónia e apresentar duas testemunhas ou padrinhos. Para o marcar terá de se dirigir à igreja onde pretende casar para que o padre dê seguimento ao processo, e apresentar o Certificado de Casamento emitido pela conservatória. E atenção que a frequência de sessões de CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) pode ser obrigatória. Por fim, caso esteja a organizar um casamento pela igreja, terá de decidir que tipo de cerimónia religiosa deseja, ou seja, casamento com missa curta, missa completa com comunhão ou sem missa, e escolher os textos bíblicos, música, coro e decoração de igreja.

Organizar um casamento | Serviço de fotografia

O dia do seu casamento tem de ser imortalizado. Ponto. E nada como fotografias e vídeos para o fazer perdurar para sempre. Contudo, sabemos que não é fácil escolher o melhor serviço de fotografia e vídeo quando existem tantos projetos diferentes no mercado. A sugestão é pesquisar, pesquisar muito e observar o trabalho e o estilo de vários fotógrafos de casamento antes de tomar uma decisão. O esforço vai valer a pena! Organizar um casamento de sonho não é fácil, mas lembre-se que irá receber no formato de imagens de qualidade os momentos mais marcantes desse dia. Vai sorrir, chorar, suspirar e por fim guardar essas fotos para sempre, para que a magia do dia do seu casamento perdure durante o resto das vossas vidas. 

Preparar um casamento | Animação

Tire o pé do chão! O seu evento precisa de animação! Já pensou se prefere um DJ a colocar sons mais irreverentes ou um grupo de música ao vivo a pôr todas as gerações a dançar? E a animação do casamento pode ir mais longe, tão longe quanto a sua imaginação ou tema da festa a levar! Conheça as novas tendências de animação para casamentos, porque o momento em que os noivos cortam o bolo e entrelaçam os braços para beber um golo de champanhe… já era! Hoje em dia, há formas diferenciadoras de emocionar e envolver os seus convidados: da animação infantil, as danças coreografadas, passando por espetáculos com luzes LED, shows de magia, pinturas ao vivo, karaoke e até fogo de artifício! Lembre-se que o entretenimento é um dos aspetos da festa que os seus convidados irão recordar para sempre e aposte nas suas diversões preferidas ou arrisque alternativas originais. O que imporá é que ninguém fique aborrecido, sentado à mesa.

Conheça os nossos serviços complementares ao catering para casamento: fotografia, decoração, animação e muito mais!

Organizar um casamento | Vestido de noiva e fato do noivo

Um dos momentos mais esperados da organização de um casamento é a escolha do vestido de noiva. Chame a sua mãe, madrinha e amigas para a acompanharem por algumas lojas. Não há momento mais gratificante do que aquele em que veste o seu vestido de noiva, se olha ao espelho e sorri emocionada. É esse? Parabéns! O problema é quando não se consegue decidir por um modelo porque nenhum vestido lhe parece O Seu Vestido de Noiva… Por isso faça as suas pesquisas com antecedência, conheça os modelos mais em voga, analise o estilo e tema da sua boda de casamento e depois – mais importante do que tudo! – veja qual o vestido que combina melhor com a sua personalidade e fisionomia porque, felizmente, há opções para todos os gostos: de vestidos de noiva com cauda a vestidos de noiva simples, curtos, com corte reto, corte império, estilo princesa, sereia, com mangas, com saias removíveis, cai-cai, sobreposição de rendas, forros coloridos, tule, bordados… e até plus size! E já que está a pesquisar por vestidos de noiva, lembre-se de procurar também por tendências de penteados para noivas. Este ano usam-se coques ou entrançados com fios de cabelo soltos, mas convém adaptar o penteado de casamento ao seu estilo, formato do rosto, tipo de cabelo, vestido de noiva e tema da festa. E quanto à maquiagem para noiva, também pode contar com várias opções interessantes: da maquiagem natural em tons rosados à maquiagem para noiva mais ousada com os olhos bem marcados e sombras metalizadas. Mais uma vez, antes de tomar uma decisão deve analisar o seu estilo e o tipo de maquiagem que melhor combina com o seu rosto, tom de pele, vestido e tipo de cerimónia.

E apesar do vestido de noiva ser o “tcham!” do casamento, não se pode negligenciar e adiar a escolha do fato do noivo. Alguns casais optam por combinar de forma subtil o vestido da noiva com o fato do noivo, outros preferem estilos independentes. Seja qual for a sua opção, o que importa é que o noivo não abandone o seu estilo e se apresente com bom gosto num smoking, fraque requintado ou num fato mais descontraído, mas glamouroso!

Planear um casamento | Alianças

A escolha das alianças não costuma ser complicada nem demorada, mas ainda assim muito mudou desde aqueles tempos em que as alianças eram… alianças! Ou seja, anéis de ouro dourado, lisos, arredondados e em tamanho standard. Hoje em dia, existem vários modelos disponíveis, em vários formatos e com pedrarias. E também não se esqueça da inscrição no interior das alianças de casamento. Mais uma vez, se antes se gravava o nome do cônjuge e a data do casório (ponto), hoje em dia grava-se de tudo um pouco: de mensagens de amor a frases mais atrevidas. Lembre-se de discutir com a sua cara-metade a inscrição nas alianças no início do processo de organização do casamento.

Organização de casamento | Lua de mel

Deixámos o melhor para o fim. Planear a lua de mel! Assim que definir a data do casamento deve começar a tratar do assunto para encontrar tarifas mais em conta. Nesse sentido, convém decidir em conjunto com a sua cara-metade que locais preferem, sendo que os destinos mais escolhidos pelos casais portugueses para passar a lua de mel costumam ser: Maldivas, Seychelles, Polinésia Francesa, Maurícias, Tailândia, Vietnam, México e República Dominicana. Mas não há nada que impeça (a não ser o orçamento disponível) de optar por uma combinação de destinos como Japão e Maldivas ou EUA e Polinésia Francesa ou mesmo ficar-se pela Europa e visitar uma cidade romântica como Paris ou Veneza.

Ficou cansado só de ler este texto? Efetivamente, organizar um casamento de sonho não é uma tarefa fácil, requer tempo e dedicação, pelo que o ideal é centralizar o maior número possível de serviços num único fornecedor. A Eventos & Sabores trata de todos os serviços associados a um casamento de sucesso: ementa, decoração, animação, fotografia, transporte, lua-de-mel… Contacte-nos ainda hoje!

Faça já a sua reserva